“Em Monterrey, no México, o índice de calor chegou perto de 50ºC e, em Miami, ele atingiu 44ºC.” “Os cientistas deixam muito claro que, com as mudanças climáticas, extremos de calor como este provavelmente se tornarão mais frequentes no futuro. E as ondas de calor poderão ser mais fortes.” E, durante a Copa América de 2024, o bandeirinha guatemalteco Humberto Panjoj precisou ser retirado de uma partida em Kansas City, ao desmaiar no campo de jogo. Mas, com o aumento do número de partidas para 104 no ano que vem (mais do que em qualquer Copa do Mundo anterior), a capacidade da Fifa de adaptar sua programação e postergar jogos pode ser limitada.
Recentemente, o assunto ganhou um novo capítulo após a Fifa divulgar, em seu material oficial de apoio a jornalistas sobre o Mundial, que tanto o Palmeiras quanto o Fluminense possuem um título “interconfederações”. O Palmeiras foi campeão ao superar a Juventus na final, em 1951, enquanto o Fluminense levou a melhor sobre o Corinthians na decisão do ano seguinte, em a final do mundial de clube 1952. Na segunda-feira, num clássico europeu, o Real Madrid fez um jogo truncado, mas bateu a Juventus pela vantagem mínima e garantiu classificação para as quartas. A equipe de Londres, por sua vez, teve um contratempo climático, mas conseguiu superar o Benfica, também no sábado. O Chelsea vencia por 1 a 0 quando a partida foi paralisada por quase 2 horas devido aos protocolos de segurança dos Estados Unidos.
Mas o sindicato global dos jogadores, a Fifpro, pede agora uma abordagem mais flexível, depois do que a entidade chama de “sinal de alerta” lançado pelo Mundial de Clubes. “Se os organizadores derem continuidade em condições em que todos os dados científicos racionais dizem para pararmos, eles estão assumindo uma responsabilidade considerável. O que provavelmente aconteceria seriam mudanças radicais no jogo.” Os ingleses perderam o título em 2012 para o Corinthians, após conquistarem a Liga dos Campeões no mesmo ano.
Flamengo nega interesse em negociar Pedro após saída precoce no Mundial de Clubes
Em 2006, o Palmeiras montou um dossiê com reportagens de jornais da época sobre a Copa Rio e enviou o documento à Fifa buscando o reconhecimento do título de campeão mundial. As quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa começam nesta sexta-feira, 4. As 32 seleções são dispostas em oito grupos, cada qual com quatro equipes. As duas primeiras de cada grupo classificam-se para uma fase eliminatória. Assim, as dezesseis classificadas disputam as oitavas; as oito vencedoras vão para as quartas; as quatro vencedoras prosseguem para as semifinais, e as vencedoras de cada semifinal disputam a grande final.
- E, como ocorrerá na Copa do Mundo do ano que vem, todas as equipes do Mundial de Clubes têm pelo menos três dias de descanso entre cada partida, para possibilitar sua recuperação.
- Na terça, dia 1º, serão conhecidos os últimos clubes que completarão as quartas de final do Mundial.
- “A partida começou ao meio-dia e não conseguíamos jogar. Éramos uma equipe de alta pressão e não conseguíamos atuar.”
- Os ingleses perderam o título em 2012 para o Corinthians, após conquistarem a Liga dos Campeões no mesmo ano.
- Dallas e Houston, nos Estados Unidos, contam com sistemas de refrigeração, mas a pesquisa indicou que ainda haverá riscos para os espectadores se as partidas forem disputadas à tarde.
- A equipe saudita ficou atrás apenas do Real Madrid na classificação do Grupo H. Quem avançar enfrenta o Fluminense.
Mas Bonner destaca que, naquela época, a Fifa permitia oferecer água aos jogadores apenas na lateral do campo. O México venceu a partida por 2×1 e as duas equipes acabariam se classificando para a fase seguinte. “Estamos felizes, em parte, porque a Fifa tem reagido bem após o início do torneio e realmente modificou a forma em que enfrentamos o calor durante as partidas, com base nas nossas indicações”, declarou o secretário-geral da Fifpro, Alex Phillips.
As equipes entram em campo às 22 horas (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Diante da Internazionale, o técnico Renato Gaúcho surpreendeu e montou a equipe carioca com três zagueiros. O treinador adotou o mistério quanto à formação do time antes do embate contra o Al-Hilal. O Fluminense passou pela Inter de Milão nas oitavas de final, com um triunfo por 2 a 0. Já o Al-Hilal, em um jogo frenético, eliminou o poderoso Manchester City na prorrogação, por 4 a 3.
Curiosidades sobre a Copa do Mundo no período de 1986-1994
Os riscos de jogar futebol em altas temperaturas nos Estados Unidos já são conhecidos há algum tempo. Dallas e Houston, nos Estados Unidos, contam com sistemas de refrigeração, mas a pesquisa indicou que ainda haverá riscos para os espectadores se as partidas forem disputadas à tarde. “Em algum momento, surge uma questão sobre o que o setor considera limite de precaução para os jogadores, bem como para os espectadores, para possivelmente retardar o início do jogo”, prossegue Phillips. “Você pode aplicar muitas medidas pragmáticas, como nível de sombra, hidratação, resfriamento etc.”
Surgimento da Copa do Mundo
Na semana passada, a primeira grande onda de calor do verão atingiu o leste da América do Norte. Dezenas de pessoas precisaram de tratamento hospitalar para tratar de doenças relativas ao calor. Entre os brasileiros, o principal destaque é o São Paulo, campeão em 1992, 1993 e 2005. O Fluminense tinha a chance de ingressar no grupo, mas amargou o vice-campeonato ao cair para o City. O maior campeão, disparado, é o Real Madrid, que sagrou-se campeão do mundo oito vezes, o dobro dos clubes que mais se aproximam dele (Milan e Bayern de Munique, com quatro cada). A equipe dirigida por Pep Guardiola se torna portanto a 31ª diferente a dominar o mundo, somando o antigo formato, entre 1960 e 2004, e o atual, disputado anualmente desde 2005 e que também teve uma edição em 2000, no Brasil.
Considerando os dois formatos, o maior vencedor é o Real Madrid, com sete títulos. O clube espanhol tem longa vantagem sobre o Bayern de Munique e Milan, que se encontram na segunda posição, com quatro títulos cada. A organização de uma Copa do Mundo também gera gastos consideráveis – muito em parte por conta das altas exigências da Fifa. A Copa de 2014 teve gastos de aproximadamente R$ 8 bilhões somente com estádios, ao passo que a edição de 2010 registrou aproximados R$ 4 bilhões. A Copa do Mundo é uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Futebol a cada quatro anos. A Copa passou a ser realizada em 1930, com a primeira competição sediada pelo Uruguai.